___________________
Planalto de Gizé, Egipto
Planalto de Gizé, Egipto
As pirâmides do antigo império Egípcio são das maiores e mais mediáticas estruturas do mundo. Foi-nos ensinado que a sua função terá sido homenagear e perpetuar a memória do seu faraó bem como servir de repositório do seu corpo. Mas terão sido apenas isso? Visíveis a quilómetros de distância, os 145m (aprox.) de altura da grande pirâmide de Gizé guardam em si muito mais que apenas a ideia de um templo de faraós. Se não pensa assim e não quer mudar a sua ideia, pode fechar esta página. Se não, convido-o a refletir através dos seguintes factos que passo a apresentar.
As 3 pirâmides do planalto de Gizé foram construídas como supostos templos para 3 reis egípcios: Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto). Vamos apenas centrar-nos na maior. A grande pirâmide, como é chamada, foi construída cerca de 2500 anos a.C. e os seus imponentes ~145m são visíveis a vários quilómetros de distância. E aqui começa a primeira contradição: Os Egiptólogos consideram que os locais de deposição dos corpos dos faraós, pelos tesouros e divindade que os acompanhavam, teriam de manter descrição e proteção máximas. O que dá mais nas vistas que um monumento que tem de base a área de 6 quarteirões de Nova Iorque e a altura de um prédio de 50 andares? Segundo argumento: Se esta pirâmide foi realmente uma tumba de repouso dos faraós, e dada a sua grande crença na vida depois da morte, porque será que não foi encontrada no seu interior uma única inscrição relativa à morte do faraó nem, inclusivamente, uma única múmia ou corpo depositado?
Feitas que estão as perguntas que se impunham, passemos a outros dados: A grande pirâmide de Gizé é um sistema dotado de uma precisão matemática fora do vulgar. Esta foi construída à escala das medidas do planeta terra na proporção de 1:43200. Vejamos: a circunferência da terra ao nível do equador é de aproximadamente 39.844km. Se a dividirmos por 43200 obtemos o resultado de 0.921km (921m), sendo o perímetro da grande pirâmide de 922m. Da mesma forma, a distância que vai do equador ao polo norte (raio polar da terra), 6319 km, reduzido à mesma escala dá 146.2m. Recorda-se da altura da pirâmide?
Curiosamente ou não, a pirâmide está localizada estrategicamente no centro do globo, exatamente na interceção da maior linha de latitude com a maior linha de longitude do planeta Terra. Mais: cada uma das suas faces está perfeitamente alinhada com os principais pontos Cardeais, Norte, Sul, Este e Oeste. Isto, milhares de anos antes de se começar a usar esta interpretação e numa altura onde, supostamente, nem se sabia sequer que a terra fosse redonda. Por outro lado, quase ao mesmo tempo e no lado oposto do globo iniciava-se a construção de outras pirâmides semelhantes, por exemplo nas ilhas do pacífico, India e México. Curiosamente (ou não) no México, em Teotihuacan, (cidade dos Deuses), a pirâmide do Sol tem exatamente o mesmo perímetro da grande pirâmide de Gizé.
Mas as dúvidas aumentam se pensarmos na construção desta mega estrutura. Como foi possível trabalhar, preparar e mover blocos de pedra de até 60/80 toneladas? Os manuais dizem-nos que a grande pirâmide demorou entre 2 e 3 décadas a ser construída. Se assim fosse, e dado que esta tem aproximadamente 2.5 milhões de blocos, cada um teria de ter sido transportando e preparado em cerca de 10 segundo. Isto quando o granito mais próximo de Gizé se encontrava a 900km de distância. Mesmo assim é curioso ver que numa estrutura feita há milhares de anos e usando uma mecânica extraordinariamente arcaica , encontramos uma precisão da construção impressionante. A geometria e precisão do corte interno das caixas do Serapeu, por exemplo, é de aproximadamente 2 milésimas de polegada. Para que servia então uma estrutura de 145m de altura com apenas 2 pares de condutas sobrepostas e descendentes que culminavam em 2 câmaras, sobrepostas e unidas por uma longa galeria? Mais uma vez a teoria académica é de que serviriam como condutas de ventilação. A engenharia já provou que dada a sua inclinação, dimensão e morfologia, é muito improvável que tenham servido como tal.
São várias as teorias acerca da função da grande pirâmide. Algumas delas, apesar de fundamentadas não são bem aceites pela opinião pública e contam com a grande resistência dos clássicos Egiptólogos e historiadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário